Entorse do Tornozelo
O que é a entorse do tornozelo?
É a lesão dos ligamentos do tornozelo, seja os ligamentos laterais (traumas em inversão), ligamentos mediais (traumas em eversão) e ligamentos entre a tíbia e a fíbula (traumas rotacionais).
A gravidade varia conforme o grau de lesão ligamentar, podendo ser leve (grau 1), moderada (grau 2) ou grave (grau 3).
Quais as causas?
É causada por traumas torcionais, podendo ser para dentro (inversão) ou para fora (eversão). É muito comum, principalmente durante atividades esportivas, caminhadas em terrenos irregulares e uso de calçados com salto.
Quais os sintomas?
Inchaço (edema), dificuldade para caminhar e dor são os sintomas mais comuns. A duração dos sintomas depende da gravidade do caso, variando entre 1 a 6 semanas.
É necessário exame de imagem?
Sim, a radiografia é essencial para descartar fraturas e outras lesões. Radiografias com manobras de estresse e ressonância magnética também podem ser realizadas.
Para avaliar detalhadamente o tipo e a gravidade da lesão ligamentar o exame mais adequado é a ressonância magnética.
Qual o tratamento indicado?
O tratamento não cirúrgico é o mais comum e consiste no protocolo PRICE (protection, rest, ice, compression, elevation). É indicado repouso, gelo e imobilização e elevação.
O tratamento cirúrgico não é muito comum, fica reservado para casos de grave instabilidade ou entorses de repetição
Qual a melhor imobilização?
A imobilização mais indicada varia conforme a gravidade do caso. Inicialmente pode ser usado uma faixa (boller) ou tala gessada. Logo que possível o paciente começa a usar uma órtese (tornozeleira aircast, bota robofoot, etc.).
Qual o tempo para retorno às atividades?
O tempo varia conforme a gravidade do entorse e a realização de uma fisioterapia adequada. Varia entre 2 semanas a 3 meses em média.

Movimento clássico da entorse de tornozelo

Tornozelo com sintomas de entorse