Fratura do Tornozelo
O que é a fratura do tornozelo?
É uma fratura na região dos maléolos (tíbia e/ou fíbula ao nível do tornozelo).
Quais as causas?
Podem ser causadas por um trauma direto (menos comum) ou por um entorse / trauma rotacional (mais comum).
Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico geralmente é feito através do exame físico e radiografia. Adicionalmente podem ser solicitadas radiografias de estresse, tomografia computadorizada e ressonância magnética.
Quais os tratamentos indicados?
O tratamento pode ser conservador (não cirúrgico) ou cirúrgico, a depender do grau de acometimento articular e desvio dos fragmentos.
-
Tratamento não cirúrgico: indicado para casos com desvios não significativos e ausência de comprometimento articular, consiste no uso de imobilização (tala gessada ou bota ortopédica) e restrição total de carga por aproximadamente 45 dias.
-
Tratamento cirúrgico: indicado para casos com desvio significativo e/ou comprometimento articular, consiste na redução e fixação da fratura com material de síntese, que varia conforme o padrão de fratura (ex: placa e parafusos, fios metálicos, fios de cerclagem, âncoras, etc.).
Quanto tempo demora a recuperação?
A recuperação de uma cirurgia para fratura do tornozelo costuma demorar entre 2 a 3 meses, visto que o paciente é autorizado a pisar com aproximadamente 45 dias pós operatório e logo inicia as atividades para treino de marcha na fisioterapia. Atividades esportivas de baixo impacto (ex: natação, bicicleta) costumam iniciar 3 meses após a cirurgia e atividades de alto impacto entre 4 e 6 meses após a cirurgia.
Como é a recuperação de uma cirurgia de fratura do tornozelo?
Orienta-se o paciente a não pisar por aproximadamente 45 dias. Logo após a cirurgia já é incentivado a movimentação do tornozelo operado. A retirada dos pontos ocorre entre 2 e 3 semanas após a cirurgia. Após 45 dias, inicia-se exercícios para treino de marcha e
reforço muscular na fisioterapia.

Fraturas do tipo A, B e C de acordo com a classificação de Danis-Weber

Radiografia com 2 fraturas no tornozelo