
Tratamento para Joanete (hallux valgus) - Porto Alegre
O que é Joanete?
É uma deformidade do pé na qual o primeiro metatarso é desviado medialmente e o hallux (dedão) é desviado lateralmente, fazendo com que ocorra a formação de uma proeminência na parte de dentro do pé e que o hallux fique voltado para o segundo dedo, gerando dor e desconforto para uso de calçados.
É comum?
É uma deformidade muito comum, principalmente em mulheres com história familiar de joanete e que costumam usar calçados apertados.
Quais as causas?
É causado por uma combinação de fatores, mas os mais comuns são predisposição genética e uso de calçados inadequados.
Qual o tratamento indicado?
Existem diversas técnicas descritas para o tratamento do hallux valgus, cuja indicação varia conforme a gravidade do caso, patologias associadas e preferência do cirurgião. O método mais comum é cirúrgico e consiste em um corte ósseo (osteotomia), alinhamento e fixação com miniparafusos do metatarso na posição adequada.
O tratamento não cirúrgico consiste em medidas paliativas, visando o alívio dos sintomas, visto que a única maneira de corrigir a deformidade é através de cirurgia.
Como é a recuperação de uma cirurgia para joanete?
A cirurgia é realizada em caráter ambulatorial e o paciente é autorizado a pisar logo após a alta com o uso de uma sandália especial (sandália de Barouk).
Os pontos são retirados entre 14-21 dias após a cirurgia. Após 45 dias de cirurgia, o paciente é autorizado a pisar sem sandália.
O joanete volta?
Não, com o advento de técnicas modernas, as taxas de recidivas da cirurgia para hallux valgus se tornaram cada vez menores.

Desvio no metartaso e hallux (dedão)

Radiografia de um caso de Joanete
Dr. Marcelo Zatz é médico ortopedista, especialista em pés e tornozelo, com ampla experiência no tratamento de joanetes. Atendimento em Porto Alegre e Gravataí. Agende já uma consulta de avaliação.